Escolhas!

A vida é feita de pequenas escolhas (isso todos mais ou menos sabemos…). Mas, até que ponto estamos conscientes do impacto de cada escolha no nosso futuro, no nosso bem-estar, na nossa contínua construção da felicidade?

É curioso pensar nisso…

Até que ponto as escolhas são fruto do acaso, fruto de uma sequência de acontecimentos ou são realmente Escolhas nossas, conscientes?

Até que ponto somos realmente nós a comandar a nossa vida, ou deixamo-nos ser comandados por essas escolhas que são feitas de forma não-consciente e que acabamos por nem dar valor… essas mesmas escolhas que nos vão alterar a vida de forma profunda, mudar o nosso rumo e até a nossa personalidade?

Quem nunca se sentiu numa de Go with the flow?? É tão mais fácil a passividade e o comodismo do deixar andar

E por isso pergunto (e tenho que reflectir muito eu própria também…) até que ponto somos ACTIVOS na construção daquilo que queremos que seja a Nossa Vida? Ou, por outro lado, nos lamentamos da vida e nos insurgimos contra os nossos fados, MAS (e se calhar porque afinal dá tanto trabalho Viver, porque por definição implica sentir, e sentir é muito, muito perigoso…) também acabamos por nos deixarmos cair na tentação de sermos espectadores da nossa vida, em vez de arregaçarmos as mangas e correr  riscos… e Viver!

Pode parecer romanesco (até fácil e comercial) o que dizia o Paulo Coelho num dos seus livros, que todos os dias é-nos oferecido um Instante Mágico no qual podemos mudar completamente a nossa vida e que muitas vezes acontece que esse Instante Mágico nos passa despercebido. Será que, o que ele queria dizer, na sua linguagem literária, era que realmente podemos ser mais activos na construção da nossa felicidade? E que basta estarmos atentos? E sermos mais conscientes das pequenas coisas que podem fazer toda a diferença?

Eu acredito que sim!

Dá muito mais trabalho… eu sei… mas também faz (talvez) com que não sintamos que a nossa vida seja um esquisso, um ensaio, ou um acaso sem sentido…

Faz (talvez) com que nos sintamos não só actores (fantoches?) mas principalmente autores da nossa Vida…

… e que vale a pena Sentir todas as emoções de forma intensa!

Obrigada pela companhia… Raquel :)

6 thoughts on “Escolhas!

  1. E é engraçado que só percebemos o quanto deixamos oportunidades importantes passarem depois do primeiro passo, é quando de repente a coisa começa a fazer sentido, e nos damos conta do poder de nossas escolhas, para o bem ou para o mal.

    Acredito que cada um tem o seu tempo, eu por exemplo, levei 4 anos pra entender que precisava mudar certas coisas na minha vida, e tomar as rédeas da situação, ainda me vejo um pouco perdida em alguns momentos, mas percebo agora que tenho um poder sobre mim mesma que eu não via anos atrás.

    Infelizmente a falta de escolhas também gera consequências ruins, assistir a vida passar as vezes é mais cansativo do que realmente vivê-la.

  2. Acredito sim que a vida é feita de escolhas…infelizmente muitas vezes fazemos as escolhas erradas. Eu sempre peço a Deus que me encha de sabedoria para que eu possa fazer as escolhas corretas. Só Ele é capaz de saber o que é o melhor para nós, né?
    Beijocas

  3. A vida é feita de escolhas, e tudo oq fazemos tem consequencias. Temos que viver intensamente cada instante, mas não devemos deixar de levar em consideração oq viré depois de cada decisão nossa. Pra mim o lamento devia ser um sentimento apenas para os enlutados, quem quer mudar deve sempre dar o primeiro passo, senão corre o risco de virar expectador da própria vida.

    Bjus lindona =D

    • Fla, obrigada pelo contributo para esta minha reflexão :) é mesmo ISSO que eu imagino que seja o meu blog: um local onde possamos pensar juntos e acrescentar pedacinhos uns aos outros =)
      Beijo grande =)

  4. Ja fiz um post no meu blog dizendo sobre a mesma coisa, Escolhas… acho que somos sim responsaveis por ela e que uma vez que escolhemos temos que arcar com as consequencias, colher os frutos bons e ruins!
    Sobre o “instante magico” ja vivi e percebi muitos deles… fico me pensando qual foi o de hoje e se ja aconteceu… talvez tenha sido vir aqui te visitar e ler esse post.
    Beijos

    • :) fabi, obrigada pela visita! fiquei curiosa… quero ver o seu post…
      … e agora também estou a pensar: Qual terá sido o meu instante mágico de hoje? (é uma boa reflexão: TENHO QUE ESTAR MAIS ATENTA TAMBÉM!!!) =)
      beijo grande

what do you think? please feel free to share :)

